O Erro dos Martins que Pode Ter Entregado de Bandeja a Prefeitura para Dico da Farmácia
Que a falsa pesquisa foi uma estratégia errada, até os Martins admitem. Nos bastidores, a forma amadora com que essa pesquisa foi conduzida causou desconforto até entre a coordenação do grupo Martins, que ficou furiosa com tanto amadorismo. Foram tantos erros que os apoiadores sentiram até vergonha de ficar divulgando.
A estratégia da pesquisa foi criada com o propósito de animar os apoiadores dos Martins, que, após o indeferimento da candidatura de Zé Martins, ou seja, depois de deixar de ser candidato, começou a cair cada vez mais nas pesquisas.
O problema é que, em tempos de internet, esse tipo de farsa é facilmente desmascarado, e rapidamente várias evidências e provas começaram a aparecer e o que era pra ser um trunfo, virou uma piada. Veja alguns erros que os Martins cometeram ao tentar enganar a população com a pesquisa falsa:
- A pesquisa divulgada pelos Martins apresenta uma soma de votos que ultrapassa 100%! Isso é matematicamente impossível e demonstra claramente que os números foram manipulados para criar uma falsa impressão de liderança.
- O Instituto Data M, responsável pela pesquisa, não está mais ativo. A única pesquisa que esse instituto realizou durante o período eleitoral foi a que beneficiou Zé Martins.
- Quando você investiga o endereço indicado para o Instituto Data M, descobre que não existe nenhum instituto lá.
- A coordenação dos Martins já sabia do resultado da pesquisa antes de ela ser divulgada. Existem vídeos que comprovam isso; inclusive, Filipe Camarão, em um discurso um dia antes, confessou, no auge da empolgação, que havia visto a pesquisa (entregando sem querer o esquema).
- Exageraram tanto na manipulação dos números que nem mesmo seus apoiadores acreditaram. Isso é um sinal claro de que a estratégia de Martins falhou, e ele está perdendo a confiança de quem deveria ser seu maior suporte.
- Para completar o quadro, a pesquisa foi realizada completamente pela internet, como pode ser verificado na própria divulgação. É claro que isso facilita a manipulação dos resultados, qualquer um poderia inserir os números que quisesse sem que ninguém soubesse.
Por todos esses erros, a estratégia para enganar a população se tornou um verdadeiro tiro no pé, afundando de vez a candidatura de Zé Martins, que na verdade nem existe, já que ele está indeferido. Os moradores de Bequimão não aceitam ser tratados como bobos e todo mundo conseguiu perceber a farsa.
Uma coisa ficou clara com tudo isso: se Zé Martins fraudou uma pesquisa, é porque sabe que está muito atrás de Dico da Farmácia (isso é óbvio) e essa tentativa desesperada de reverter sua situação complicada pode ter sido fatal, já que estamos às vésperas do dia da eleição.
Bequimão não se deixa enganar por falsas promessas e pesquisas manipuladas. A cidade merece um candidato que respeite a população e que jogue limpo. Por isso tudo, Dico da Farmácia se fortaleceu ainda mais nessa eleição.