Até outro dia, a metodologia EAD sofria muita desconfiança, mas graças ao uso da tecnologia principalmente e de outros investimentos podemos identificar atualmente um crescimento vertiginoso da metodologia.
A partir da década de 1960, com a popularização das primeiras tecnologias de comunicação a distância, surgiram as primeiras propostas de ensino a distância, como a televisão educativa e o uso de fitas de áudio e vídeo para transmitir conteúdo educacional. Até mais ou 2010 era possível identificar um nível de desconfiança alto do usuário da metodologia EAD.
Depois de alguns anos, o que se olha é uma melhor aceitação e um crescimento bem considerável. Em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em EaD ultrapassou o de estudantes que iniciaram a graduação presencial, no caso das instituições privadas. Nessa rede de ensino, 70,5% dos estudantes, em 2021, ingressaram por meio de cursos remotos.
Portanto, o Ensino a Distância é uma realidade, a qual tende a crescer cada vez mais ( por causa da sua flexibilidade e uso eficaz da tecnologia).