Estado e Município se unem para garantir tranquilidade no 80º Lava-pratos em Ribamar



A tradicional festa do Lava-pratos, que chega à sua 80ª edição, terá um esquema de segurança bem integrado neste ano. Em reunião realizada na última quinta-feira no gabinete da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de São José de Ribamar alinharam os detalhes da operação que garante a proteção de moradores e turistas durante os dias 21 e 22 de fevereiro.

O encontro consolidou a parceria entre a SSP e a Secretaria Municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social (Semtrans), chefiada por Wildson Pontes. Ao todo, um contingente de 620 agentes de segurança atuará nos dois dias de festejo, unindo as forças estaduais e municipais em uma ação coordenada.

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, destacou a importância da união de esforços para o sucesso do evento, que é um dos maiores cartões-postais da cultura popular maranhense. “O Lava-pratos é uma festa que carrega a história e a fé do nosso povo. Essa parceria com o Governo do Estado, por meio da SSP, é fundamental. Estamos unindo forças para que a população possa celebrar com muita alegria, mas também com a tranquilidade e a segurança que merece. Agradeço ao governador e ao secretário pela sensibilidade em atender às nossas demandas”, afirmou Dr. Julinho.

De acordo com o planejamento, as forças estaduais disponibilizarão policiais militares, policiais civis e equipes do Corpo de Bombeiros, que atuarão em conjunto com a Guarda Municipal.

O secretário municipal da Semtrans, Wildson Pontes, detalhou o esquema e a logística que será empregada pela pasta, que também responde pela Defesa Social do município. A Guarda Municipal terá um papel de destaque na operação, com um reforço gradativo para atender à demanda dos dias de festa.

“Planejamos cada detalhe para garantir a segurança dos devotos e foliões. A Guarda Municipal estará nas ruas com um efetivo robusto: serão 100 homens atuando no sábado e 120 homens no domingo. Em cada turno do dia, teremos aproximadamente mais de 100 agentes distribuídos estrategicamente para garantir a ordem, orientar o público e auxiliar no fluxo de pessoas. Essa integração com a Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros nos dá a certeza de que teremos uma festa tranquila e organizada”, explicou Wildson Pontes.

A expectativa é que a união das forças de segurança proporcione uma cobertura completa, garantindo a prevenção de delitos, a segurança no trânsito e o pronto atendimento em situações de emergência durante as comemorações dos 80 anos do Lava-pratos.

COMPARTILHE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress